Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Poluição pode causar ansiedade, aponta estudo de Harvard

Notícias

30/03/2015

Compartilhe esta notícia:

Poluição pode causar ansiedade, aponta estudo de Harvard

Ag. BrasilUm estudo publicado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostra que os efeitos da exposição à poluição do ar vão além do sistema respiratório. Pesquisadores revelam que as partículas tóxicas na atmosfera aumentam também o risco de sintomas de ansiedade.

O levantamento foi realizado com 71.271 mulheres e está publicado no Portal British Medical Journal (BMJ). Segundo os cientistas, a exposição constante ao ar poluído pode provocar medo, desejo de evasão e tendência a se preocupar.

Um tipo de partícula denominada PM2.5 seria a responsável pelos sintomas de ansiedade. É o que explicam os autores do estudo. “Nossas descobertas podem ter implicações políticas e clínicas. A redução da exposição a PM2.5, por meio de regulamentações e comportamento individual pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade".

O fenômeno, geralmente encarado como algo passageiro, pode chegar inclusive a ser patológico. Ou seja, prejudicial ao funcionamento da mente e do corpo do indivíduo.

Da Agência CNM, com informações do Zero Hora


 


Notícias relacionadas