
Notícias
24/07/2013
Planos de Saneamento: em seminário, CNM vai mostrar dificuldades de Municípios
Em busca de orientações aos gestores, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participará do Seminário Política e Plano Municipal de Saneamento Básico, no dia 25 de julho, em Brasília. Na ocasião, a CNM pretende mostrar as dificuldades das pequenas cidades - com menos de 20 mil habitantes -, para cumprir com a elaboração do Plano e da Política.
Para a Confederação, esses pequenos Municípios, por causa da carência de recursos técnicos e financeiros, não deveriam estar sujeitos à condição de ter o Plano para obterem recursos do setor. A CNM será representada pelas áreas técnicas de Saneamento e Habitação.
A entidade quer apresentar também a necessidade da interação entre as demais políticas do Município, como do Plano Diretor, o Plano de Resíduos Sólidos e o Plano de Habitação. O Seminário recebe o apoio da CNM, por ser uma iniciativa que aprimora a gestão municipal, a formação e capacitação dos gestores.
Orientações aos gestores
Após a participação, a Confederação deve concluir mais orientações aos Municípios, principalmente aqueles que ainda não elaboraram o Plano Municipal de Saneamento Básico. Há certa urgência nesta tarefa, pois o prazo de elaboração dos Planos termina em dezembro deste ano. O objetivo é justamente buscar informações e capacitação.
O Seminário é promovido pelo Ministério das Cidades, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Ele será aberto aos gestores interessados, mas que se inscreveram previamente. A CNM lembra que outras capacitações como esta ocorrem com frequência e estão disponíveis no site do MCidades.
Notícias relacionadas


