Notícias
23/12/2009
Plano Municipal de Saneamento considera a participação popular
CNM
Ibiúna (SP) iniciou mais uma etapa do processo de elaboração do Plano de Saneamento Básico Participativo na segunda quinzena de dezembro. Reuniões com a população para estabelecer os objetivos e as metas dos serviços de saneamento serão promovidas.
De acordo com a prefeitura, serão 25 encontros em bairros escolhidos como sedes com o objetivo de avaliar, em conjunto, as possíveis soluções que estarão enquadradas no projeto para chegar à universalização.
As diretrizes propõem a participação da comunidade na construção dos Planos de Saneamento estão previstas na Lei 11.445/2007. A prefeitura avalia que é uma forma de ouvir e registrar as necessidades e os problemas voltados ao Saneamento Básico no Município. Para isso, serão escolhidos representantes comunitários que serão o elo entre o poder público e a comunidade.
Saneamento Básico: conjunto dos serviços e instalações de abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, Drenagem e Manejo das Águas Pluviais. Neste contexto, o Município elabora o Plano como um instrumento onde são definidas as prioridades de investimentos, os objetivos e metas de forma a orientar a atuação dos prestadores de serviços.
Planejamento
Ibiúna é uma dos Municípios da bacia hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê que elaboram o Plano de Saneamento sob a orientação da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A prefeitura reconhece a importância de planejar a área para os próximos anos, principalmente com o crescimento da região que torna cada vez mais importante e urgente a universalização do Saneamento Básico. A expectativa é que gere benefícios voltados ao desenvolvimento social, cultural e econômico.
Com informações da prefeitura
Leia também
Funasa participa de seminário sobre Planos de Saneamento
Plano de Saneamento: CNM orienta Municípios para elaboração