Notícias
03/12/2008
Plano de trabalho prevê processamento de imagens geográficas
Agência CNM
Um plano de trabalho para estruturar a Rede de Processamento de Imagens e Informações Geográficas (Repig) foi assinado dia 28 de novembro, pelos secretários estaduais de Meio Ambiente da Amazônia Legal e o diretor-geral do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Marcelo Lopes.
Para a área técnica de Meio Ambiente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), as capacidades tecnológicas disponibilizadas pelo Sipam podem ser um grande apoio para o planejamento territorial e ambiental dos estados e municípios da região.
O documento propõe, entre outros aspectos, a capacitação conjunta de técnicos em geotecnologias e estabelece que os parâmetros para os requisitos tecnológicos de funcionamento da rede serão definidos até março de 2009. Entre as informações que estarão disponíveis no banco de dados da Repig, estão universidades e centros de pesquisa e escolas, infra-estrutura de transporte, energia elétrica, barragens, dutos, unidades de conservação, terras indígenas, mineração e bacias hidrográficas.
A Amazônia Legal compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará,ocantins, de Mato Grosso, Rondônia e Roraima.
Com informações da Agência Brasil