Notícias
06/06/2014
Piauí sofre com a grave seca, e operação pipa está paralisada
Mesmo com os graves problemas enfrentados pela população do Piauí por causa da seca, a Operação Pipa – caminhões que levam água potável as comunidades - foi suspensa. Segundo informações da Associação Piauiense de Municípios (Appm), a situação dos Municípios está cada vez pior. E a seca tem dizimado há três anos consecutivos as plantações e afetado negativamente na economia.
A pior seca registrada no Brasil nos últimos 50 anos levou mais de 90% dos Municípios do Estado à Situação de Emergência (SE). No dia 23 de maio, o governo estadual assinou o decreto de emergência em 211 dos 224 Municípios. Os problemas se agravam ainda mais com a suspensão da Operação Pipa. Segundo a entidade, o carro pipa tem sido indispensável para a manutenção da vida nas cidades afetadas.
“Será uma catástrofe se esse programa parar definitivamente”, alerta o presidente da Appm, Arinaldo Leal. Segundo ele, a paralisação dos carros pipa coordenados pelo exército ocorreu nesta semana por falta de repasses do governo federal. “Nos informaram que assim que o repasse for realizado o serviço será restabelecido”, relata.
Veja a lista dos Municípios em emergência aqui
Da Agência CNM, com informações da APPM