Notícias
05/12/2013
Pedra Preta (RN) decreta emergência por causa de tremores de terras
A crença de que no Brasil não haveria terremotos já foi desmistificada há alguns anos, mas o que tem assustado é a frequência e o impacto dos tremores de terras. Em Pedra Preta (RN), a série levou o Município a decretar Situação de Emergência. O fenômeno, que ocorre na região a 149 quilômetros de Natal, danificou casas em outros 47 Municípios e causa dificuldades ao poder público.
O decreto de emergência foi assinado pelo prefeito, Luiz Antônio Bandeira, dia 4 de dezembro, e publicado no Diário da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), nesta quinta-feira, 5 de dezembro. O Município espera viabilizar apoio financeiro para a reconstrução de casas e prédios públicos danificados pelos tremores.
Entre outubro e novembro deste ano, Pedra Preta foi impactada por diversos tremores que amedrontou os moradores do Município. Apenas entre o dia 24 de outubro, quando os abalos se intensificaram na região, e o dia 10 de novembro, mais de 600 tremores foram resgitrados. Por recomendação das autoridades, muitas pessoas dormiram do lado de fora de casa.
De acordo com a Defesa Civil, só nesse Município, houve danos a 48 casas, o posto de saúde apresenta rachaduras e o ginásio de esportes da cidade teve a estrutura totalmente comprometida.
Da Agência CNM, com informações do G1 RN