Notícias
25/11/2010
Paragominas (PA) vence prêmio e dá exemplo em gestão ambiental
CNM
O Município paraense de Paragominas foi o vencedor da 9.ª edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente. A cerimônia de entrega do título aconteceu nesta quarta-feira, 24 de novembro, e foi acompanhada por representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O objetivo do prêmio é valorizar e incentivar iniciativas de proteção ambiental que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável da região amazônica brasileira.
Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o caso de Paragominas é um exemplo a ser seguido por outros gestores municipais. O Município, que antes figurava na lista negra do Ministério do Meio Ambiente (MMA), como um dos principais desmatadores da Amazônia, conseguiu abandonar esse ranking. O prêmio é uma iniciativa do MMA e do Departamento de Articulação de Ações da Amazônia (DAAM).
Essa é a primeira vez que um Município da região Norte conquista um dos principais reconhecimentos do país na área ambiental. Nas duas últimas edições, os vencedores eram do Mato Grosso: Lucas do Rio Verde, em 2008, e Marcelândia, em 2009. De acordo com a coordenação do Prêmio Chico Mendes, Paragominas se destacou por causa das ações de conservação do ambiente natural do território, com atenção às medidas de prevenção e controle do desmatamento, e recuperação de áreas degradadas.
Reconhecimento
Para alcançar o reconhecimento como exemplo de eficaz gestão ambiental pública, foram quase três anos de trabalho. Paragominas apostou no uso correto dos recursos naturais como forma de promover as atividades econômicas. Em 2008, a prefeitura lançou o projeto Município Verde para retirar o Município da lista negra do MMA, o que aconteceu em março deste ano.
Mesmo após a exclusão da lista, o trabalho ambiental continua. Dados de agosto de 2010 indicam que quase 540 propriedades rurais estão cadastradas na Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o equivalente ao controle sob 98% da área rural do Município paraense.
Gestão
Em entrevista ao Portal CNM, o prefeito Adnan Demachki disse que o prêmio é um reconhecimento ao novo modelo de desenvolvimento sustentável implantado em Paragominas. Segundo ele, graças a um pacto coletivo com a comunidade, foi possível aliar preservação ambiental e desenvolvimento econômico. “Muitas mãos construíram esse trabalho que foi premiado. É uma vitória de todo Município”, destacou Demackhi.