
Notícias
17/06/2015
Países do Mercosul debatem estratégias para desenvolver o turismo
Debater estratégias para desenvolver o turismo nos países que compõem o bloco sul-americano foi o objetivo da XV Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul. O evento, realizado nesta terça-feira, 16 de junho, em Foz do Iguaçu (PR), contou com a presença do ministro do Turismo, Henrique Alves.
Entre os pontos debatidos destacam-se a harmonização das estatísticas, os avanços na criação do fundo de promoção turística do Mercosul e a promoção conjunta de destinos em mercados distantes. Os participantes ressaltaram o reforço do escritório de promoção turística do Mercosul no Japão e as propostas de roteiros integrados, fundamentais para estimular o aumento do fluxo de pessoas entre os países da Argentina, da Venezuela, do Paraguai, do Uruguai e do Chile.
O encontro teve a presença dos cinco representantes do Turismo no bloco de países sul-americanos: Carlos Enrique Meyer (Argentina), Marcela Bacigalupo (Paraguai), Benjamin Liberoff (Uruguai), Emílio Álvarez (Venezuela) e Javiera Montes Cruz (Chile). Ao final, todos assinaram a ata do encontro assumindo os compromissos para o fortalecimento integrado nas regiões.
Itaipu
Um projeto, apresentado pela Usina de Itaipu, pretende fortalecer o turismo em Foz do Iguaçu, por meio da pesca esportiva no Lago de Itaipu; da criação do Caminho do Sol, um roteiro multiuso que trará ao turista a oportunidade da prática do turismo religioso, do cicloturismo e ecoturismo; além da construção de um polo de águas termais em Itaipulândia.
Outra proposta é a revitalização da ponte internacional da Amizade, das praças de Foz do Iguaçu e de uma marina que ligará o Rio Iguaçu às Cataratas. Essas medidas contribuirão para integrar a Tríplice Fronteira, composta por Foz do Iguaçu e as cidades de Puerto Iguassu (Argentina) e Cidade del Este (Paraguai).
Da Agência CNM, com informações do Ministério do Turismo
Notícias relacionadas


