
Notícias
23/09/2013
Os afro-brasileiros são lembrados em programação especial dos museus brasileiros
As contribuições dos afro-brasileiros para a cultura e a história do Brasil serão lembradas em uma semana especial dedicada ao tema nos museus do país. Começa nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, e vai até o dia 29, a 7ª Primavera dos Museus, com atividades voltadas para esta temática.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), 884 instituições aderiram e promoverão mais de 2,6 mil atividades. Um guia foi lançado com o endereço e telefone de todos os museus que terão programação do projeto Memória e Cultura Afro-brasileira.
Entre a programação, estão previstas ações educativas, oficinas, exposições e visitas guiadas sobre “a percepção das contribuições da África, dos africanos escravizados e dos afrodescendentes para a formação do Brasil e da brasilidade”.
Benefício cultural, educacional e social
O Ibram defende o trabalho museológico desenvolvido nas cidades para o benefício cultural, educacional e social. “A proposta é de valorização e divulgação do patrimônio afrobrasileiro em todo recanto do país – das comunidades rurais mais longínquas às comunidades urbanas”, diz o guia da 7ª Primavera dos Museus.
Quer saber se em sua cidade haverá atividades, acesse aqui
Notícias relacionadas


