
Notícias
07/05/2021
Onu-Habitat se prepara para abordar crise climática durante o Outubro Urbano
Incentivar, promover e apoiar iniciativas para fomentar a urbanização sustentável, integrada à base e aos princípios da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) vinculados à Agenda 2030 é o objetivo da campanha Outubro Urbano. Promovida, anualmente, pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (Un-Habitat) a ação deste ano aborda a crise climática, que também é o tema da campanha ClimateAction4Cities da ONU-Habitat chamando atenção para as ações preparatórias que já estão em andamento.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que o início das atividades do Outubro Urbano celebra o Dia Mundial do Habitat, celebrado no dia 4 de outubro, e se encerra com o Dia Mundial das Cidades, no dia 31 de outubro. Entre as discussões está o impacto dos processos de urbanização e o fomento à cooperação entre países.
Com a temática Acelerar a ação urbana por um mundo livre de carbono, o mês comemorativo chama a atenção para o papel das cidades que são responsáveis por cerca de 70% das emissões globais de dióxido de carbono, buscando estratégias de como fomentar cidades e vilas inclusivas, sustentáveis e neutras em carbono.
O Dia Mundial das Cidades traz uma temática parecida: Adaptando Cidades para a Resiliência Climática. A data chama atenção para as cidades em seus diversos contextos globais que estão sofrendo cada vez mais os efeitos de desastres relacionados ao clima, como inundações, secas, aumento do nível do mar, ondas de calor, deslizamentos de terra e tempestades, evidenciando a urgência em políticas públicas mais sustentáveis e resilientes ao clima.
Ações da CNM
No Brasil, em comemoração às duas datas, a ONU-Habitat promoverá o Circuito Urbano 2021, data convocatória para apoiar institucionalmente eventos ocorridos durante o mês de outubro. No ano passado, a CNM impulsionou a campanha da ONU e promoveu iniciativas de mobilização para sensibilizar prefeitos e gestores. Entre as ações, a realização de webinário sobre o Dia Mundial do Habitat com representantes da Onu-Habitat e do Observatório Metropolitano ODS (Metrods). Além disso, a entidade reforçou o planejamento e gestão urbana no enfrentamento da pandemia.
Como participar
A área de Planejamento Territorial da CNM ressalta, ainda, que a ficha de inscrição deve ser divulgada, em breve, assim como outras orientações para promoção da campanha. Para receber informações sobre temas de habitação e planejamento territorial, a CNM disponibiliza lista de transmissão com as principais informações sobre o tema.
Para receber as informações, os interessados devem promover cadastramento na lista municipalista de gestores de habitação, licenciamento urbanístico e planejamento urbano. Todas as quintas-feiras são enviados os principais informes da semana. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail habitacao@cnm.org.br
Da Agência CNM de Notícias com informações UN-Habit
Notícias relacionadas


