
Notícias
14/07/2015
ONU: apesar da crise econômica, turismo internacional aumenta 4%
Aproximadamente 500 milhões de turistas devem viajar internacionalmente até agosto de 2015. O número mostra que, apesar do cenário mundial, o setor continua firme. Segundo o último Panorama de Turismo, divulgado no início de julho, entre janeiro e abril de 2015 o número de chegadas de turistas pelo mundo aumentou em 4%.
Esse resultado vem após um aumento de 4,3% registrado no ano passado, consolidando a tendência de crescimento do turismo internacional nos últimos anos. O setor alcançou um aumento médio de 4,5% nas chegadas de turistas de outros países desde 2010.
As Américas lideram o ranking com 6% de aumento de chegadas dos visitantes, seguidas da Europa, Ásia, Pacífico e Oriente Médio, todas com crescimento entre 4% e 5%. O levantamento menciona também dados por sub-regiões.
Oceania e América do Sul se destacaram com o maior crescimento: 8% em ambos os casos. Em segundo lugar aparece o Caribe, seguido da Europa Central e Leste, com 7% nas duas regiões.
Panorama na África
Por outro lado, a crise de ebola juntamente com outros fatores enfraqueceu a demanda na África em 2014, após anos de crescimento. Dados apresentados no panorama revelam que esses fatores poderão provocar um declínio de 6% no turismo da região.
Otimismo
O crescimento do setor é motivo de alegria para o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT). “É encorajador ver que o setor de turismo está consolidando seus excelentes resultados, apesar dos problemas de segurança e instabilidade em muitas partes do mundo”, explica. “Este crescimento mostra que o turismo é um setor econômico surpreendentemente resistente, contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento de muitos países”, concluiu.
Agência CNM, com informações da ONU
Notícias relacionadas


