Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Nível do Sistema Cantareira registra queda pelo 100.º dia consecutivo

Notícias

01/09/2014

Compartilhe esta notícia:

Nível do Sistema Cantareira registra queda pelo 100.º dia consecutivo

Pref. Adolfo (SP)Há 100 dias consecutivos o nível do Sistema Cantareira tem apresentado queda. São mais de três meses com níveis cada vez mais baixos. Passou de 25,6% em maio para os atuais 10,8%, medidos nesta segunda-feira, 1.º de setembro. Houve chuva no domingo, 31 de agosto, mas nem um pouco suficiente para mudar esse cenário.

Desde o dia 25 de maio, o sistema perdeu 14,8 pontos percentuais da capacidade das represas, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Os dados mostram que além de perder nível, há 138 dias ele não registra aumento.

A chuva não tem contribuído. Dos oito meses do ano até agora, apenas em março choveu mais do que a média. O acumulo de chuvas de todo o ano foi de 58% do esperado e isso agravou a crise no abastecimento da Grande São Paulo. As altas temperaturas também contribuíram para a crise.

Importância do Cantareira
O Sistema Cantareira é formado pelas represas Jaguari, Jacareí, Cachoeira e Atibainha. Elas ficam no Estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Essas represas fornecem água para cerca de nove milhões de pessoas na cidade de São Paulo (zonas Norte, Central e parte das zonas Leste e Oeste), além de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Taboão da Serra, São Caetano do Sul, Guarulhos e Santo André. Parte do interior do Estado também recebe água do sistema.

Agência CNM, com informações do G1

 


Notícias relacionadas