Notícias
25/02/2005
Nove sub-regiões terão incentivos no desenvolvimento regional
Frederico Ferreira
Agência CNM
O Ministério de Integração Nacional estabeleceu nove sub-regiões do semi-árido que serão beneficiadas com ações de promoção do desenvolvimento regional. As regiões foram definidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) de Programas Regionais da Câmara de Políticas de Integração e Desenvolvimento Regional. O GTI reúne representantes de 21 ministérios.
O objetivo é estimular o desenvolvimento regional através de ações na melhoria da infra-estrutura e na dinamização da economia. Está prevista a identificação de grupos de municípios com identidades comuns para o planejamento conjunto do seu desenvolvimento.
Foram escolhidas as sub-regiões de São Raimundo Nonato (PI), Médio e Baixo Jaguaribe (CE), Vale do Açu (RN), Sousa-Piancó (PB), Sertão de Moxotó (PE), Santana do Ipanema (AL), Sergipana do Sertão do São Francisco (SE), Brumado-Bom Jesus da Lapa - Guanambi (BA) e Serra Geral (MG) que irão integrar o grupo prioritário de localidades que incluem a Faixa de Fronteira e 12 mesorregiões diferenciadas.
As regiões foram definidas de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Além das diretrizes, a existência de ações federais em andamento, a disponibilidade de infra-estrutura hídrica, a convergência com estratégias estaduais de promoção do desenvolvimento e o potencial de geração de emprego e renda no curto prazo em atividades como agricultura irrigada, piscicultura, ovinocaprinocultura, apicultura, biodiesel, recursos minerais e turismo.
O início das ações nas sub-regiões do semi-árido começará a partir da aprovação da agenda do GTI. Na próxima semana, o grupo conclui a agenda de ações na reunião da Câmara de Políticas de Integração e Desenvolvimento Regional.