Notícias
05/06/2014
Nove Municípios do Tocantins terão mapeamento das áreas de risco de desastres
Um levantamento para identificar áreas de risco está em andamento em nove Municípios do Tocantins, com objetivo de prever condições de risco de desastres naturais e alertar a população com antecedência. O trabalho realizado nacionalmente prevê traçar identificar, delimitar e setorizar locais considerados de risco em cerca de 1.800 Municípios brasileiros.
De acordo com a coordenação da Defesa Civil de Tocantins, os Municípios a serem mapeados são: São Sebastião do Tocantins, Araguatins, Araguanã, Xambioá, Santa Fé do Araguaia, Araguaína, Goiatins, São Miguel do Tocantins e Formoso do Araguaia.
A iniciativa é desenvolvida pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). E de acordo com o a Defesa Civil local, durante o período de levantamento, pelos geólogos do CPRM, serão feitas visitas in loco, georreferenciamento, análises de solo. E com base nos estudos, as tomadas de decisões serão orientadas para a redução dos danos resultantes de risco geológico, principalmente escorregamentos, erosões, deslizamentos, enchentes e inundações.
Mapeamento
Conforme o responsável pelo serviço daCedec, capitão Diógenes Madeira, os Municípios tocantinenses contemplados se encontram na região do Bico do Papagaio, bastante afetada pela cheia dos rios durante o período chuvoso. “Nós temos aqui no Estado, no período chuvoso, ocorrências neste sentido e não tínhamos condições de avaliar mais profundamente a situação nesses municípios e dar uma resposta mais eficiente, nós solicitamos que nove municípios do Tocantins fossem incluídos neste plano e fomos prontamente atendidos”, completou.
Para Madeira, a forma mais eficaz de minimizar os danos causados por desastres naturais é através da prevenção de riscos.
Com informações do governo do Estado