Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Nova Lei Rouanet facilita investimento dos Municípios

Notícias

17/12/2009

Compartilhe esta notícia:

Nova Lei Rouanet facilita investimento dos Municípios

CNM

O ministério da Cultura entregou nesta semana à Câmara o projeto da nova Lei de Fomento e Incentivo à Cultura, que substituirá a Lei Rouanet - 8.313, de 1991. O texto prevê a renovação do Fundo Nacional de Cultura (FNC), constituído com recursos federais. Segundo o Ministério, o fundo contará com o investimento inicial de R$ 800 milhões e será o principal mecanismo de financiamento a projetos culturais.

O Ministério afirma ainda que a mudança irá garantir maior controle social e oferecer uma contribuição direta de recursos, eliminando a etapa de busca por patrocinador. Apenas 5% dos recursos aplicados por meio da Lei Rouanet vêm da iniciativa privada - 95% são recursos públicos.


Um dos objetivos da mudança é democratizar o acesso aos recursos. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores municipais para as oportunidades que esta reformulação irá proporcionar para o desenvolvimento da Cultura. Será facilitado o acesso aos recursos destinados para prefeituras e produtores culturais de diversos pontos do País, principalmente pela desburocratização, além de se tornar mais acessível na captação de recursos e menos dependente de patrocínios.

 

Com informações do Ministério da Cultura

 

 

 


Notícias relacionadas