Notícias
03/09/2014
No Rio Grande do Sul, granizo atinge 21 Municípios e causa estragos
Desde o último final de semana até esta quarta-feira, 3 de setembro, foram contabilizados 21 Municípios gaúchos atingidos por vendavais e chuvas de granizo. As informações são da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Os Municípios são: Santiago, Palmeira das Missões, Carazinho, Frederico Westphalen, Vacaria, Estação, Getúlio Vargas, Santa Rosa, Victor Graeff, Júlio de Castilhos, Sananduva, Jari, Ipiranga do Sul, Ronda Alta, Alegrete, Tupanciretã e Salto do Jacuí, Restinga Seca, São Gabriel e Santa Maria.
Em Santiago, 500 casas ficaram danificadas, prinicipalmente os telhados, de acordo com dados atualizados nesta quarta-feira. Segundo a Defesa Civil Municipal, após os temporais é feito um cadastramento dos moradores afetados para saber os prejuízos financeiros. Para amenizar a situação, os moradores dessas casas recebem lonas.
Restinga Seca
No caso de Restinga Seca o prejuízo chega a R$ 3 milhões. Foi decretada Situação de Emergência. Choveu granizo novamente na terça-feira, dia 2, e centenas de casas foram destelhadas. O abastecimento de energia elétrica e água também foi prejudicado. Os moradores recebem lonas para tapar as casas e cestas básicas.
O Município solicitou o envio de material de construção que deve ser doado pela Defesa Civil do Estado. A maior necessidade é de telhas, material de construção e alimentos. Quem puder ajudar pode entrar em contato com a Prefeitura de Restinga Seca pelo telefone: (55) 3261-3200.