Notícias
23/07/2015
Nível dos rios bate recorde por causa dos temporais na Região Sul
A situação das chuvas permanece grave na Região do Sul do País. No Rio Grande do Sul, o lago Guaíba chegou a 2,55 metros na capital gaúcha na última quarta-feira, 22 de julho. Essa foi a maior cheia do século 21. A marca só perde para junho de 1984, quando atingiu 2,60 metros.O Metroclima, sistema de monitoramento da prefeitura de Porto Alegre (RS), explica que grande parte da vazão do Guaíba vem do Rio Jacuí. Ele está com cheia maior do que na semana passada. Além disso, diversos rios que desembocam na área da capital apresentam elevação: Caí, Gravataí, Sinos e Taquari são alguns exemplos.
De acordo com o sistema, a cheia será prolongada. A previsão é que o volume dos rios deve continuar alto nos próximos dias, podendo chegar ao começo da semana que vem.
Alerta
Em função do cenário, a prefeitura de Porto Alegre tem alertado aos moradores para evitar a área Norte da Lagoa dos Patos. Nesse local ocorre o represamento do escoamento das águas, que pode piorar com os fortes ventos.
Previsão do tempo
Não há indicativo de vento Sul moderado ou forte até sexta, prevê a meteorologia. Entre sábado e o domingo, 25 e 26 de julho, há possibilidade do vento voltar a soprar do quadrante Sul com intensidade moderada e deve coincidir com o nível muito alto pela chegada da vazão de rios contribuintes.
Agência CNM, com informações do Correio do Povo