Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Nível do sistema Cantareira, que abastece Municípios paulistas, bate novo recorde negativo

Notícias

22/04/2014

Compartilhe esta notícia:

Nível do sistema Cantareira, que abastece Municípios paulistas, bate novo recorde negativo

EBCO Sistema Cantareira, que abastece 8,1 milhões de habitantes de São Paulo, opera com apenas 11,9% da capacidade total, nesta terça-feira, 22 de abril. Este é outro recorde negativo, admite a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Duas das represas que formam o sistema, Jaguari e Jacareí, registram nível de apenas 4,5%.

No ano passado, nesta mesma época os reservatórios estavam com 63,8% da capacidade. Uma diferença considerável. A água do Cantareira é destinada para zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital paulista e para os Municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.
 
De acordo com a Sabesp, a captação de água do chamado "volume morto" nas represas que ficam entre as cidades de Bragança Paulista e Joanópolis terá início no dia 15 de maio. Depois haverá operação para captar água da reserva profunda da represa Atibainha. Serão 196 bilhões de litros captados. As operações custarão R$ 80 milhões.
 
Agência CNM, com informações do Estadão

 


Notícias relacionadas