
Notícias
08/05/2015
Acervo do Museu de Artes e Ofícios, em Minas Gerais, é tombado
Foi divulgada portaria que reconhece o tombamento do acervo do Museu de Artes e Ofícios (MAO), situado na capital mineira. A proposta já havia sido aprovada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) durante reunião ao final do ano passado. O texto consta no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira, 6 de maio.
Aberto em 2005, o MAO está localizado na Praça da Estação, no centro histórico de Belo Horizonte. Ele abriga um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios no Brasil. A coleção que deu origem ao museu foi iniciada há cerca de 50 anos e reúne peças originais dos séculos XVIII ao XX como ferramentas, utensílios e máquinas.
Para os gestores que possuem museus em seus Municípios, a Confederação orienta que sejam criados instrumentos de preservação e valorização dessas instituições. A aprovação de lei ou decreto municipal é uma das formas de se fazer isso.
Os atos normativos também podem ser utilizados para manter instituições culturais e garantir ao cidadão o acesso amplo e irrestrito. É o que traz a Constituição Federal, por meio de seu artigo 215. A entidade acredita que o reconhecimento pelo poder público é um passo importante para institucionalizar esses espaços voltados à visitação e produção de conhecimento.
Agência CNM, com informações do Ibram
Notícias relacionadas


