Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios sediam encontros para instalação do comitê do Paranaíba

Notícias

15/02/2008

Compartilhe esta notícia:

Municípios sediam encontros para instalação do comitê do Paranaíba

Agência CNM

A Agência Nacional de Águas (ANA) intensificará, durante este mês, o processo de integração do comitê da bacia do rio Paranaíba para promover uma gestão participativa e democrática da água na região. Parnaíba abriga cerca de 8,5 milhões de pessoas que convivem sob conflitos por motivos hídricos. Encontros regionais serão realizados em diversos municípios.

Os encontros regionais de mobilização, iniciados em dezembro de 2007, têm o intuito de informar sobre a bacia, o papel dos comitês e o processo eleitoral do colegiado, que terá representação de setores como abastecimento, geração de energia e irrigação do poder público e da sociedade civil.

Segundo a ANA, os comitês de bacia hidrográfica são a materialização da democracia participativa. Neles, os usuários de água e a sociedade civil organizada têm a oportunidade de deliberar sobre ações que têm impactos diretos na vida do cidadão comum.

A bacia do Paranaíba abrange os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal e movimenta a economia com geração de energia elétrica, monocultura de grãos, criação de gado, mineração, indústria e turismo.

Entre os principais problemas de água na bacia, estão o uso exacerbado na irrigação, a insuficiência hídrica para o abastecimento de grandes centros urbanos e a poluição por esgotos domésticos sem tratamento. Cinqüenta e nove por cento da população é atendida por rede de esgoto, da qual somente 21,7% é tratada.

Com informações da Envolverde/ANA


Notícias relacionadas