
Notícias
14/06/2010
Municípios poderão participar de oficinas de incentivo a Cultura
CNM
Com o objetivo de oferecer maiores oportunidades de acesso aos recursos financeiros do Programa BNB de Cultura - Edição 2011 – Parceria BNDES, os Municípios poderão participar de oficinas de elaboração de projetos para o Edital de Cultura 2010. As oficinas começam nesta quarta-feira, 16 de junho com término dia 16 de julho.
O ingresso para participar das oficinas é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. Em Sergipe a primeira oficina será promovida no dia 28 de junho em Aracaju, seguidos dos Municípios de Umbaúba, dia 30 de junho; Canindé de São Francisco, 05 de julho e Poço Redondo, 17 de julho.
Durante as cinco edições do programa 437 Municípios foram diretamente beneficiados. O Programa BNB de Cultura foi criado em 2005, com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos disponíveis para financiamento de ações culturais, desenvolvidas em benefício da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.
Recursos
Será lançado nesta segunda-feira, 14 de junho, o edital contendo o regulamento do Programa e os respectivos formulários eletrônicos para inscrição de projetos, bem como as instruções para preenchimento e o modelo de relatório para prestação de contas.
Juntos, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destinarão no próximo ano, o montante de R$ 6 milhões para projetos a serem selecionados nas áreas de música, literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e artes integradas ou não-específicas. Serão contemplados pelo menos 225 projetos.
O objetivo é contribuir para a ampliação da possibilidade de concretização de ações da área cultural em Municípios da área de atuação do BNB, principalmente naqueles menos providos de atividades culturais.
Ao todo serão considerados sete critérios para a seleção dos projetos culturais, são eles:
-
qualidade técnica e/ou artística;
-
atendimento de interesse da comunidade;
-
ações e investimentos dos recursos financeiros voltados prioritariamente para Municípios da área de atuação do BNB, menos providos de atividades culturais;
-
formação ou aperfeiçoamento profissional;
-
viabilidade físico-financeira e condições de sustentabilidade;
-
ineditismo da proposta e
-
potencialidade de consolidação da imagem do BNB e do BNDES junto à sociedade.
Serão formadas seis comissões avaliadoras, uma para cada área do Edital. Cada comissão terá cinco avaliadores externos, representantes de Estados diferentes. O período de inscrição dos projetos será de 19 de julho a 13 de agosto deste ano.
Acesse aqui os locais e datas das oficinas
Faça aqui sua inscrição
Notícias relacionadas


