Notícias
30/08/2006
Municípios podem participar da elaboração do Caderno de Boas Práticas no Uso da Bicicleta na Mobilidade Urbana
Agência CNM
Ampliar e inserir o transporte por bicicleta na matriz de deslocamentos urbanos e sua integração aos sistemas de transportes coletivos. Este é um dos objetivos do Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta (Bicicleta Brasil), lançado pelo Ministério das Cidades. Para isso, foi criado o Caderno de Boas Práticas no Uso da Bicicleta na Mobilidade Urbana, que visa a estimular os governos municipais e estaduais a implantar sistemas cicloviários e ações que garantam a segurança de ciclistas nos deslocamentos urbanos, por meio da divulgação de experiências bem sucedidas. As inscrições para participar da elaboração do Caderno vão até 29 de setembro.
As categorias para inscrição dos projetos são: Planejamento/Programas/Legislação, ações elaboradas pelo poder público voltadas para a garantia dos direitos dos ciclistas; Transporte Público, ações direcionadas ao entendimento da bicicleta como meio regular de transporte público; Infra-estrutura, construção ou adequação de ciclovias e de equipamentos de apoio, sinalização para o uso da bicicleta a fim de diminuir conflitos com pedestres e motoristas, entre outros; e Inovações Tecnológicas, desenvolvimento de produtos ou serviços direcionados à solução de problemas relacionados ao tema.
As experiências serão avaliadas com base em critérios como clareza e compatibilidade com o tema proposto, grau de contribuição da experiência para a solução dos problemas previamente diagnosticados, potencial de aplicação em outras localidades, envolvimento da comunidade, continuidade da ação e caráter inovador.
Os interessados em participar devem preencher o Formulário de Inscrição e enviá-lo para o e-mail bicicleta.brasil@cidades.gov.br. Todos os projetos enviados dentro do prazo serão considerados no processo de análise.