
Notícias
14/09/2012
Municípios paulistas se reúnem em Festival para mostrar tradições populares
Para festejar a cultura de populações tradicionais dos Municípios paulistas, o Festival Revelando São Paulo, vai reunir 200 Municípios em uma grande festa. O evento começa nesta sexta-feira, 14 de setembro e termina dia 23. Durante os dez dias de programação, artistas, artesãos, culinaristas e grupos de cultura tradicional mostram ao público o universo dos caipiras, caiçaras, tropeiros, quilombolas e indígenas do Estado.
Entre as atividades, estão encontros de catira, reinados de congo, São Gonçalo, apresentação de violeiros e sanfoneiros, batuques, folias de reis do divino, fandango e orquestras de viola. Haverá 100 espaços de culinária, 120 de artesanato, rancho tropeiro e tenda cigana. Estão previstos cortejos e corridas de cavalhada. Nesta edição, toda a programação vai ser transmitida ao vivo pela Internet. O Festival dá uma atenção especial aos contadores de história, com eventos especiais.
Folia do Divino
O pequeno Município de Lagoinha (SP), com cerca de sete mil habitantes vai apresentar sua folia do divino que está com quase 150 anos de história no Festival. Criada quando o Município ainda era conhecido como Vila de Nossa Senhora, a festa reúne festeiros e o grupo de foliões. Eles percorreram todo o Município e a região, arrecadando prendas para a realização do evento.
Para o prefeito de Lagoinha, José Sergio, o evento tem todo o apoio da prefeitura, pois faz parte da história do Município. “A prefeitura vai levar os foliões e ainda vamos apresentar grupos de congada e de dança de fita”, explica.
Sergio afirma que a Festa do Divino é uma data religiosa importante e que coloca Lagoinha na rota de turismo religioso, “recebemos mais de 35 mil turistas no período, alguns estrangeiros e muitos de outros Estados”, adianta.
Notícias relacionadas


