
Notícias
09/09/2014
Municípios investem no turismo rural por meio do Roteiro de Seridó
Uma paisagem formada por bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga, é cenário de um dos roteiros do Projeto Talentos do Brasil Rural, criado para fortalecer a relação entre a agricultura familiar e o turismo. O Sítio Santa Izabel, a dois quilômetros do Município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, revela traços da cultura e da produção do sertão potiguar.
Outro atrativo turístico da região é a gastronomia tradicional. Ao visitar o Município, o turista tem acesso a serras, rios, açudes e sítios arqueológicos. A ideia do Sítio Santa Izabel com o Seridó Rural é proporcionar ao visitante boa conversa com os proprietários, junto a mesa farta de alimentos típicos da região. A iniciativa é resultado de parceria entre ministérios do governo federal e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Fazem parte do Roteiro de Seridó Rural dez empreendimentos. As propriedades mapeadas e apresentadas ao mercado turístico receberam consultoria especializada e apoio à comercialização. Entre elas, nove da agricultura familiar, que valorizam a identidade cultural da região, promovem a geração de emprego e renda, e agregam valor à produção de grupos locais.
De acordo com o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Onaur Ruano, os produtos da agricultura familiar agregam valor à oferta turística. “Dessa forma, as técnicas e os saberes tradicionais são valorizados e, além disso, os visitantes podem saborear alimentos saudáveis”, disse.
Da Agência CNM, com informações do Mtur
Notícias relacionadas


