Notícias
17/10/2005
Municípios do Piauí, Ceará e Maranhão debatem desenvolvimento urbano
Agência CNM
A primeira das 8 edições do Seminário Regional de Capacitação para as Políticas e Programas Nacionais de Desenvolvimento Urbano teve início na manhã desta segunda-feira, 17, em Teresina (PI). Aproximadamente 100 participantes dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará estarão reunidos até amanhã, 18, para debater as principais políticas do governo federal para a área de desenvolvimento urbano. O evento é uma realização da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com o Ministério das Cidades (MCidades) e a Caixa Econômica Federal (CEF), e com apoio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), do Programa de Modernização do Setor de Saneamento (PMSS) e da Associação Piauiense de Municípios (APPM).
Na solenidade de abertura, o representante do MCidades, Paulo Saad, falou sobre a importância desse ministério junto aos municípios, no sentido de colaborar na gestão municipal. “A curto prazo, o Ministério das Cidades tem como objetivo organizar os programas e garantir os recursos para esses programas voltados para os municípios brasileiros”, afirma. Quanto à missão do ministério, Saad destacou a garantia do direito à cidade, promovendo a universalização do acesso à terra urbanizada e à moradia digna, a água portável e ao ambiente saudável, assegurando a mobilidade urbana com segurança, por meio da gestão participativa. Os principais programas do Ministério das Cidades que foram abordados por Saad são: habitação, com investimento de R$ 10,6 bilhões; saneamento ambiental; programas urbanos; transportes e mobilidade urbana.
Para os participantes, o seminário tem sido uma excelente alternativa para esclarecer os gestores municipais sobre as políticas urbanas, sobretudo no que diz respeito à captação de recursos. Para o prefeito de Manoel Emídio, José Medeiros da Silva, as informações serão necessárias para poder melhorar a situação de seu município. “Parece que esse seminário vai trazer algo de bom para os municípios, sobretudo no repasse de verbas. Quero suprir a carência de desenvolvimento urbano
Com informações da APPM