Notícias
12/09/2012
Municípios de sete Estados ficam com a umidade do ar abaixo da média
Os Municípios de Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Bahia e Oeste da Paraíba vão registrar índices de umidade preocupantes essa semana. Em entrevista à Agência da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a metereologista Márcia Seabra do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), afirma que os índices de umidade podem ser menores do que 20%, durante os próximos dias. Para se respirar com certo conforto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que o índice seja de 60%.
Nestes dias, os valores de umidade relativa do ar ficarão baixos em algumas localidades, principalmente em áreas do Centro-Oeste brasileiro. Márcia também confirma que a estiagem deve continuar em vários Estados até o final do mês. No Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste, o calor deve continuar batendo recordes.
Em Votuporanga (SP) não chove há mais de dois meses e a umidade do ar tem chegado a 12%, índice considerado pela OMS como Estado de Alerta. Para aliviar os problemas respiratórios, principalmente das crianças, as creches do Município receberam umidificadores de ambiente. Os Municípios paulistas de Araçatuba e Rio Preto também estão em alerta.