Notícias
16/11/2005
Municípios de fronteira devem receber recursos para investimentos
Agência CNM
Os municípios brasileiros que fazem fronteira com outros países podem receber recursos na ordem de R$ 64 milhões para investimentos em desenvolvimento social e econômico. O valor será repassado pelo Ministério da Integração Nacional, que coordenará um trabalho com o objetivo de descobrir a vocação econômica dessas localidades, capacitar os cidadãos e ajudá-los a desenvolver uma atividade produtiva
A intenção do Ministério também é melhorar a infra-estrutura, a educação e a saúde para as pessoas que vivem nesses locais, buscando promover a superação das desigualdades aproveitando as especificidades locais considerando a participação da sociedade. Estão programadas 173 atividades de diversos ministérios para melhorar a condição social dessas pessoas, como o projeto Ação Segurança Cidadã, do Ministério da Justiça, e o Sistema Integrado de Saúde das fronteiras do Ministério da Saúde.
A região de fronteira abrange 27% do território nacional - 2,357 milhões de quilômetros quadrados - nos 11 estados próximos a dez países sul-americanos. São 588 municípios e uma população estimada em 10 milhões de habitantes.