Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios da Bahia participam da Operação Chapada sem Fogo

Notícias

11/10/2010

Compartilhe esta notícia:

Municípios da Bahia participam da Operação Chapada sem Fogo

CNM

Durante o período de seca, a região da Chapada Diamantina, na Bahia, costuma ser uma das mais afetadas pelos incêndios. A fim de prevenir as queimadas, os Municípios de Boninal (BA), Andaraí (BA), Mucugê (BA), Piatã (BA), Abaíra (BA), Itaitê(BA), Ibicoara (BA), Iramaia (BA), Itaberaba(BA), Mundo Novo(BA), Miguel Calmon(BA), Várzea Nova(BA), Quixabeira (BA), Capim Grosso(BA), Lagoa da Boa Vista(BA), Jacobina (BA)  e Morro do Chapéu(BA) participam da terceira etapa da Operação Chapada sem fogo. Ao todo, 34 Municípios da região integram a Operação que teve início em julho e vai até dezembro.

Segundo o Instituto de Meio Ambiente da Bahia (IMA) , a Operação conta com equipes que percorrem vários Municípios com o objetivo de orientar as comunidades, representantes das prefeituras, brigadistas voluntários e outras organizações ambientais sobre os riscos das queimadas no período de seca e as práticas de prevenção. 
 
As equipes realizam também a fiscalização preventiva, notificando as irregularidades ambientais e a fiscalização participativa, fazendo reuniões com representantes das comunidades, organizações, instituições e do poder público municipal, para sensibilizar e definir as prioridades do Município.

De acordo com o IMA, a Operação fará visitas às escolas, comunidades quilombolas, ribeirinhas e propriedades rurais, para alertar sobre os riscos de praticar a queimada no manejo do solo durante o período de seca, quando são maiores as chances de incêndio.

Capacitação
Alguns moradores da região recebem capacitação para a função de brigadistas, com o intuito de combater incêndios e conscientizar a comunidade local e os turistas sobre as principais causas de incêndio e como evitá-las. Já participaram do treinamento 135 brigadistas de 16 municípios. Desde 2007, 530 receberam qualificação.

Agência CNM com informações da Ascom/IMA


Notícias relacionadas