Notícias
13/05/2008
Municípios com áreas devastadas podem receber verbas
Agência CNM
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretende disponibilizar R$ 500 milhões em crédito para órgãos ambientais dos 36 municípios que mais desmataram na Amazônia Legal nos últimos tempos. A medida integra a operação Arco Verde e foi anunciada pelo governo no lançamento do Plano Amazônia Sustentável (PAS).
O objetivo é que os municípios se tornem mais eficientes no combate ao desmatamento ilegal e consigam se aparelhar para fiscalizar, licenciar e capacitar funcionários. Com a suspensão do desmatamento e o aumento da fiscalização na área, diversas pessoas ficaram sem fonte de renda. Algumas das medidas são chamadas de emergenciais, como a entrega de cestas básicas para 40 mil famílias e a um sistema mais ágil para concessão do seguro-desemprego.
O principal anúncio do governo no lançamento do PAS foi a redução pela metade dos juros para quem quiser extrair madeira de forma sustentável ou recuperar com mata nativa áreas desmatadas. Também foram criadas três unidades de conservação na Amazônia.
Com informações da Folha de São Paulo