Notícias
10/02/2011
Municípios baianos crescem com a chegada de novas indústrias
CNM
Os pequenos Municípios baianos estão atraindo mais negócios do que a capital Salvador, é o que revela a pesquisa da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (SICM). Empresas de pequeno, médio e grande porte cresceram 150% na região entre 2007 e 2010. Do total, 54% das empresas foram para o interior e 46% para Salvador e Região Metropolitana.
Algumas das cidades mais promissoras são Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães e Eunápolis. Desenvolvimento que vem seguido por geração de emprego pois foram criados 67% a mais de vagas no mercado. Os investimentos mais expressivos são em energia renovável, mineração, naval e portuária, químico, petróleo e biocombustíveis, alimentos e bebidas, comércio e serviços.
De acordo com a Federação das Associações das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia (Femicro), as oportunidades que o interior oferece são muitas e com o crescimento das cidades e o auxilio da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e a internet, os investimentos devem aumentar.
Na Região Nordeste, a Bahia tem, neste momento, a maior quantidade de empreendedores individuais (86.011). De acordo com um levantamento realizado pela Receita Federal e divulgado pela Previdência Social.
Agência CNM, com informações da União dos Municípios da Bahia (UPB)