

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.
14/04/2005
Frederico Ferreira
Agência CNM
Contadores, fiscais, técnicos do Tribunal de Contas, secretários municipais de Fazenda, Previdência e Administração da Bahia participaram na terça-feira e quarta-feira (dias 12 e 13), do Seminário “Gestão Previdenciária Municipal” que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu juntamente com a União dos Municípios da Bahia (UPB) no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).
Aproximadamente 100 participantes puderam conhecer as diferenças entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e conseqüentemente as vantagens do município ao aderir o RPPS. Além disso, foram tratados temas como compensação previdenciária, revisão de débitos junto ao INSS e cálculo atuarial. Os consultores técnicos da CNM orientaram os gestores para melhor administrarem a área previdenciária do município.
Segundo a organização do evento, os participantes elogiaram a CNM pela iniciativa de oferecer aos gestores municipais informações técnicas qualificadas sobre previdência pública. Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a necessidade das prefeituras migrarem para o Regime Próprio é garantia de economia ao município. “Além de superavitários, os sistemas próprios apresentam um menor custo para a prefeitura”, afirma Ziulkoski.
O Secretário da Administração de Jequié (BA), Eduardo Lopes, participou do evento e destacou a conscientização que a CNM realiza com os gestores sobre a importância do Regime Próprio. “Verificamos no seminário a viabilidade de implantar no município o Regime Próprio que é superior ao Regime Geral. E Estamos buscando na assessoria da CNM a realização do estudo atuarial para verificar o impacto da adoção do Regime Próprio”, disse o secretário.
Clique aqui e veja as apresentações mostradas no evento.