Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Município paranaense recebe prêmio por modelo de gestão de resíduos

Notícias

27/05/2010

Compartilhe esta notícia:

Município paranaense recebe prêmio por modelo de gestão de resíduos

CNM


O Município paranaense de Tibagi recebe nesta quinta-feira, 27 de maio, em São Paulo, o prêmio Roteiros do Brasil na categoria Sustentabilidade Ambiental. Localizado a 50 quilômetros da capital Curitiba, o Município adotou, há um ano, um novo modelo de gestão de resíduos sólidos. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta que esse pode ser um exemplo a ser seguido por outros gestores.

 

O Recicla Tabagi conta com um aterro sanitário construído nos padrões indicados para preservar o solo e a água, um barracão para triagem do lixo, um pátio para compostagem, um caminhão adaptado à coleta seletiva e uma máquina para prensar os resíduos recicláveis. A população apoiou a iniciativa e contribui para que 75% do lixo produzido no Município seja reaproveitado.

 

“A nossa estrutura é simples, não exige altos custos”, explica o prefeito Sinval Silva. Ele destaca que outro ponto positivo do projeto é o associativismo e a economia solidária: quase 40 pessoas trabalham na coleta, separação e comercialização dos recicláveis e dos compostos orgânicos. Esses últimos, acrescenta, são transformados em adubo para ser vendido.

 

Sinval também afirma que o modelo de Tibagi desperta o interesse dos prefeitos de Municípios vizinhos, interessados em fazer uma correta destinação dos resíduos sólidos. “Muitos ficam entusiasmados porque é uma solução barata e eficiente, preserva o Meio Ambiente e gera trabalho e renda”, diz.

 

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, reafirma a importância de que esse exemplo seja seguido em outros Municípios. “A destinação correta dos resíduos, sem agressões ao Meio Ambiente, é um dos principais desafios dos Municípios. Os prefeitos precisam buscar alternativas viáveis, fáceis de ser implantadas e que tragam benefícios à população”, salienta.

 

Estímulo ao Turismo
O reconhecimento do Ministério do Turismo pode trazer outro benefício: estimular o turismo porque o Município será indicado como um excelente roteiro a ser visitado. Na premiação desta quinta, Tibagi estará ao lado de destinos bastante conhecidos no Brasil como Diamantina e Ouro Preto, ambos em Minas Gerais.

 

Para agradecer os membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tabagi (Acamarti), a sessão ordinária da Câmara de Vereadores da próxima terça-feira, 1.º de junho, será contará com a participação do prefeito. Ele repassará às mãos de um representante da Acamarti o troféu Roteiros do Brasil.

 

 


Notícias relacionadas