Notícias
11/09/2007
Município baiano conquista recurso do PAC após elaborar Plano Diretor Participativo
Raquel Montalvão
Agência CNM
Com o plano diretor concluído, o município de Muritiba (BA) conseguiu um financiamento de R$ 11 milhões do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) para obras de infra-estrutura. A informação foi divulgada pelo prefeito da cidade, Roque Luiz Dias dos Santos, durante a cerimônia de lançamento da segunda turma do Programa de Apoio e Elaboração ao Plano Diretor Participativo (PDP/BA), realizada no dia 28 de agosto em Salvador. O PDP/BA é desenvolvido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
“O município tinha seu potencial escondido”, afirmou o prefeito ao receber o certificado de conclusão do programa. “Com o andamento do PDP, conseguimos respaldar nosso pleito e fazer parte dos 21 municípios beneficiados pelo PAC”, ressaltou.
“No início, passamos pela fase da falta de entusiasmo, achávamos que era mais uma proposta mirabolante”, confessou, “mas formamos uma equipe de filhos da terra”. Santos admite que o município precisava desse trabalho para enxergar a capacidade técnica de sua equipe.
Reconhecimento
O prefeito disse ainda que agora a comunidade reconhece o trabalho desenvolvido pela equipe municipal sob as instruções da CNM. No entanto, contou, as dificuldades enfrentadas não chegavam ao conhecimento da população, que no início também não entendia aonde o município chegaria com a elaboração do projeto.
“Ganhamos muito com esse trabalho, passamos a entender mais a necessidade de cada localidade”, confessou Santos, que concluiu que o programa aproximou a prefeitura dos cidadãos.
Incentivo
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, defende que o plano diretor é um instrumento básico da política de desenvolvimento e da expansão urbana do município. “O plano prepara o município para o desenvolvimento, a inclusão social e o respeito ao meio ambiente”, afirma. “Todo município deve ter seu plano, se não tiver, corre o risco de sofrer restrições no acesso a recursos”, incentiva.