
Notícias
15/07/2016
Municípios devem se preparar para novos procedimentos de segurança em aeroportos
Às vésperas das Olimpíadas, O Brasil faz os últimos ajustes para receber milhares de turistas. A partir do dia 18 de julho, serão iniciados nos principais aeroportos brasileiros procedimentos adicionais de inspeção para embarque em voos domésticos. As medidas foram estipuladas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com o objetivo de padronizar o processo de acordo com recomendações dos órgãos internacionais.
Os operadores portuários estimam que a mudança aumentará o tempo para se chegar às salas de embarque. Portanto, é necessário se programar. A orientação é que os passageiros se apresentem para o check-in com uma antecedência maior, de pelo menos 1h30 antes do horário de saída do voo e não mais 1h como acontece hoje.
Dentre as novas medidas, está a vistoria mais rígida da bagagem de mão. Além de passar pelos equipamentos de raios-x, também poderá ser inspecionada pelos agentes. Haverá, também, revista pessoal aleatória, que poderá ser feita manualmente ou com auxílio de um scanner corporal, nos aeroportos que dispuserem do equipamento.
Permanece vedado o embarque com itens pontiagudos ou cortantes, como tesoura, canivete, navalha e alicate. A regra também se aplica para substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis na bagagem de mão. Os notebooks deverão ser retirados das bolsas e colocados em bandejas separadas dos demais objetos na hora de passar pelo equipamento de raios-x.
Os procedimentos de embarque para voos internacionais seguem inalterados em relação aos praticados atualmente, e a antecedência recomendada de apresentação para o check-in é de três horas contadas do momento da saída do voo.
Orientações aos Municípios
Durante os Jogos Olímpicos, o fluxo turístico será ampliado em todas as regiões do país. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores que se preparem adotando algumas providências simples.
Uma das sugestões da entidade é instruir a guarda municipal e outros funcionários que terão contato com os turistas. É importante lembrar também que haverá o aumento de veículos nos períodos do início da manhã e início da noite, período onde o número de embarques e desembarques aumenta.
Saiba mais sobre os procedimentos de inspeção aqui
Notícias relacionadas


