Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios alagoanos receberão ajuda emergencial para combate à seca

Notícias

19/02/2015

Compartilhe esta notícia:

Municípios alagoanos receberão ajuda emergencial para combate à seca

EBCMunicípios alagoanos irão receber um apoio emergencial de R$ 1,5 milhão do Fundo de Combate à Fome e Erradicação da Pobreza (Fecoep) para a execução da Operação Carro- Pipa nas regiões afetadas pela seca.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão,  fará uma reunião no dia 23 com a Defesa Civil, Exército, Fecoep e os 36 Municípios que estão em Situação de Emergência homologada. “É uma maneira de agilizar o processo, de forma emergencial, porque os critérios já são do conhecimento dos conselheiros e foram aprovados por eles”, disse Beltrão.

Na semana passada, a AMA divulgou a relação de exigências da Defesa Civil Estadual para que os Municípios possam receber a ajuda da Operação Carro-Pipa. É necessário que até a data da reunião todos agilizem o cumprimento dos critérios exigidos.

Uma exigência é orientar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) a apresentar mensalmente laudo de Portabilidade dos Pontos de Abastecimento de água e mananciais por eles indicados. Também direcionar a Comdec sobre o mapa de localização dos Pontos de Abastecimentos e os Mananciais de água potável e suas distâncias geo-referenciados. Ainda, revelar a quantidade de afetados por comunidade.

Além disso, o laudo deve orientar a Coordenadoria a manter atualizada a Declaração Municipal de Atuação Emergencial (Demat) e o Formulário de Informações do Desastre (Fide) e relatório fotográfico.

O Município também fiscalizar as condições estruturais e sanitárias das cisternas dos pontos de abastecimento. Os entes municipais ainda podem auxiliar na fiscalização dos carros-pipas durante a distribuição de águas garantindo a sua execução.

Agência CNM, com informações da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA)



 


Notícias relacionadas