Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios investem em proteção ambiental e recebem prêmios

Notícias

02/12/2009

Compartilhe esta notícia:

Municípios investem em proteção ambiental e recebem prêmios

CNM

 

Um total de 156 Municípios paulistas foi premiado com o selo “verde e azul”. Todos se destacaram pelos cuidados com os resíduos sólidos, tratamento de esgoto, educação ambiental, recuperação de matas entre outras ações. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O primeiro lugar foi para Santa Fé do Sul, que ocupa esta posição pela segunda vez consecutiva.


 

Os Municípios premiados, nesta terça-feira, 1º de dezembro, foram classificados com notas superiores a oito. Os ganhadores terão preferência na distribuição de recursos destinados pelo Estado à qualidade do Meio Ambiente.


Para prefeito de Santa Fé do Sul, Antônio Favaleça, a posição ocupada pelo Município deve-se principalmente às ações de educação ambiental nas escolas locais. “Nós buscamos a conscientização da população. Com isso, cumprimos metas”, relata. Em Santa Fé do Sul o lixo é depositado em valas que não agridem o solo, há rede de água e 100% do esgoto é tratado.


A nota dada pela secretaria ao Município é de 94,4. “Esperamos continuar com esse resultado. Nossa cidade é arborizada e continuamos plantando mais árvores. As metas para 2010 estão definidas”, assegura Favaleça.


Próximas ações
Para o próximo ano, o prefeito conta que as ações serão voltadas para a melhoria na reciclagem do lixo. A ideia, segundo ele, é separar o material reciclável do lixo comum. “Vamos atuar em áreas específicas”, conta.


Além deste plano, o Município dará continuidade ao projeto Sonho de Natal. Nos meses que antecedem a festa natalina, a prefeitura recolhe garrafas PET, doadas pelas crianças e toda a população. Com o material são feitas decorações de Natal que enfeitam toda a cidade. “São mais de um milhão e meio de garrafas tiradas das ruas para decoração”.


Questionado sobre o custo destes projetos, Antônio garante: “se considerarmos todo o plano ambiental, não é barato. Mas, vale a pena todo e qualquer investimento”. Em 2010, Santa Fé do Sul também vai trabalhar com a recuperação de nascentes.


O prêmio
O prêmio, criado pela secretaria em 2007, incentiva os Municípios e vem dando bons resultados, de acordo com a secretaria. A nota média em 2008 dos concorrentes foi de 51,5, agora, passou para 62,6. Para a secretaria isso prova que os Municípios do Estado estão em “um processo vigoroso de mudança de atitude, de busca de uma nova situação na política ambiental”. Este ano, concorreram ao prêmio 570 Municípios paulistas.


Com informações do G1 e da prefeitura de Santa Fé do Sul

 

 

 


Notícias relacionadas