Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios do Sul do país sofrem com onda de calor e sensação térmica acima dos 45ºC

Notícias

26/12/2013

Compartilhe esta notícia:

Municípios do Sul do país sofrem com onda de calor e sensação térmica acima dos 45ºC

Roosewelt Pinheiro/ ABrNesta quinta-feira, 26 de dezembro, os termômetros no Rio Grande do Sul devem passar dos 40ºC em vários Municípios do Oeste e do Norte, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As sensações térmicas podem ser superiores a 45ºC. O calorão vem acompanhado de uma massa de ar seco – em algumas regiões, não chove há três semanas.

A estação São João, que mede o clima na zona norte de Porto Alegre, já marcava 29,6ºC às 9h do horário de verão. A previsão do sistema de coleta de dados da prefeitura é de máxima de 39ºC nesta quinta-feira em Porto Alegre e de 40ºC amanhã. A falta de vento e a baixa umidade do ar devem elevar a sensação térmica para 43ºC na capital, segundo o serviço Metroclima.

Segundo o Inmet, a estação de São Luiz Gonzaga, na região das Missões, registrou temperatura de 25,9ºC ao amanhecer – um recorde para o ano. Às 10h, dois Municípios do Rio Grande do Sul – Dom Pedrito e São Luiz Gonzaga – estavam entre as cinco mais quentes do país, com temperaturas próximas às registradas no Piauí. Pela manhã, a temperatura ficou inferior aos 20ºC em apenas quatro das 37 estações de monitoramento do Inmet no Estado.

Máximas
No Noroeste do Estado, segundo a rede Metsul, as máximas podem atingir igualmente valores de 40ºC a 42ºC nos Municípios de Uruguaiana, São Borja e Itaqui. No fim de semana, o calor vai seguir intenso, apesar do aumento da nebulosidade e da possibilidade de pancadas isoladas de chuva.

A onda de calor é resultado direto da instabilidade estacionada na região Sudeste do país e que já provocou mortes no Espírito Santo e em Minas Gerais. Como a umidade não avança, a massa de ar quente e seco que veio da Argentina estacionou sobre o Rio Grande do Sul. A previsão é de mudança de clima apenas depois da virada do ano.

Agência CNM, com informações do O Globo


Notícias relacionadas