Notícias
20/04/2010
Municípios de Pernambuco sofrem 50 abalos sísmicos em dois dias
CNM
Pelo menos 50 tremores de terra foram sentidos em Municípios do Pernambuco desde o último domingo, dia 18 de abril. Os abalos mais fortes tiveram magnitude de 2,8 graus na escala Richter – o epicentro situa-se entre os Municípios de Belém de Maria e Cupira, Mesorregião da Mata Pernambucana. O Nordeste é a Região com maior número de tremores de terra no País, com 60% dos casos.
Os abalos seriam réplicas de dois tremores mais fortes, de 2,8 graus na escala Richter, registrados no domingo e na noite de segunda-feira, 19. Muitas casas ficaram com a estrutura abalada. Não há registros de mortes até o momento, mas estudos apontam que os tremores devem continuar ocorrendo nos próximos dias.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais para que orientem a população sobre os fenômenos, causas e consequências, para que não haja pânico em uma nova situação.
Outros abalos
Outros Municípios pernambucanos como de São Caitano, Caruaru e Alagoinha também registraram abalos nos últimos meses. No Rio Grande do Norte, o Município João Câmara tem atividade sísmica constante conhecida desde 1986 – os abalos têm magnitude de 5,1 graus na escala Richter.
Com informações do G1