
Notícias
01/12/2005
Municípios da Paraíba podem sofrer desertificação
Agência CNM
De acordo com a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos do Ministério de Meio Ambiente, cerca de 200 dos 223 municípios da Paraíba estão propensos ao processo de desertificação, fenômeno conhecido pelo empobrecimento do solo e a conseqüente morte dos vegetais. Nesta semana, em João Pessoa, aconteceu o I Encontro Estadual sobre o Combate à Desertificação no estado.
O coordenador técnico de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, José Roberto Lima, disse que a situação é crítica nos municípios da região do Cariri e do Seridó. “Muitos municípios do Cariri e Seridó correm o risco de serem extintos, caso não hajam mudanças nas políticas públicas”, apontou. Segundo Lima, a questão é urgente, mas também propícia, pois “os três níveis do poder Executivo estão abertos para discutir e propor ações”.
No evento, prefeitos paraibanos e técnicos do Ministério do Meio Ambiente e da Universidade Federal de Campina Grande, discutiram ações para evitar a degradação do Meio Ambiente. Na ocasião, houve a apresentação do Termo de Referência do Plano Estadual de Combate à Desertificação (PAE) e definição para 2006 do lançamento das referidas ações em parceria com o Governo Federal.
Notícias relacionadas


