Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Municípios brasileiros são exemplos no combate à crise mundial da água

Notícias

27/03/2007

Compartilhe esta notícia:

Municípios brasileiros são exemplos no combate à crise mundial da água

Agência CNM

 

Os municípios de Alagoinhas (BA), Guarulhos (SP), Unaí (MG) e Porto Alegre (RS) são citados em um relatório da organização não-governamental (ONG) britânica World Development Movement (WDM) como exemplos na solução de problemas de abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgoto. O relatório lançado na quarta-feira, 21, em comemoração ao Dia Mundial da Água, trata do gerenciamento de recursos hídricos no hemisfério sul do planeta.

 

O relatório traça os pontos-chave do sucesso dos projetos de administração do abastecimento de água e coleta de esgoto: eficiência, responsabilidade, transparência e participação da comunidade. Esses quatro municípios brasileiros desenvolveram iniciativas de administração autônoma de água e de esgoto que envolveram a população diretamente atingida pelas modificações. A ONG britânica escolheu as cidades com base em documentos da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae).
 
Em Alagoinhas (BA), por exemplo, o texto afirma que desde 2001 foram incluídas nas contas de cada usuário as informações de receita e despesas do serviço. Na região, a comunidade escolheu políticas básicas e representantes para trabalhar em conjunto com o poder público no desenvolvimento de um plano detalhado de água e saneamento.

Os dados apresentados pela WDM mostram ainda que 94.5% da população brasileira tem abastecimento de água, enquanto somente 50.3% é atendida pela coleta de esgoto.

Com informações da Agência Brasil


Notícias relacionadas