Notícias
07/04/2010
Município mineiro sedia projeto sobre educação ambiental
CNM
Promovido nesta terça-feira, 6 de abril, no Município de Arcos (MG), a segunda fase do projeto Nas Ondas do São Francisco tem duração de três dias. O projeto, de educação ambiental, tem o objetivo de envolver as comunidades ribeirinhas do São Francisco na preservação da bacia. Rádios comunitárias e pequenas emissoras locais apoiam o projeto.
Durante os três dias de evento, radialistas e lideranças comunitárias da região serão treinados para produzirem programas de rádio sobre o meio ambiente na bacia do Velho Chico. "O rádio é um importante agente social, pois leva informação e formação às populações", explica Claudisson Rodrigues, diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e responsável pelo projeto.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) busca a construção da sustentabilidade socioambiental e ressalta que este objetivo só será alcançado através da educação ambiental. Além disso, a entidade destaca a importância dos cidadãos se tornarem instrutores, auxiliando outras pessoas de modo que o próprio Município possa ser exemplo de educador para a sustentabilidade.
Criado para estimular as comunidades locais a participarem da gestão ambiental em suas bacias e do desenvolvimento da região, o projeto promoverá outras oficinas neste mês em outros Municípios. São eles: Barreiras (BA) entre os dias 12 a 14 e Ingazeira (PE) entre os dias 26 a 28.
No Município de Própria (SE), uma equipe multidisciplinar responsável pelo programa encerra a 2ª fase com oficinas nos dias 3, 4 e 5 de maio. A etapa final do projeto está marcada para os dias 8, 9 e 10 de junho, em Pirapora (MG).
Com informações do Ministério do Meio Ambiente