Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Município do Pará recebe ajuda para combater desmatamento

Notícias

29/11/2010

Compartilhe esta notícia:

Município do Pará recebe ajuda para combater desmatamento

O Município de São Félix do Xingu (PA) foi selecionado pela União Européia e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para integrar o Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento. A decisão foi tomada depois que uma comissão da União Européia sobrevoou a região e verificou as taxas de desmatamento no Pará. 

 

São Félix do Xingu é dos maiores Municípios do Estado com 84.212 km². Com um dos maiores índice de desmatamento da Amazônia dos últimos anos, tendo alcançado 1,7 mil quilômetros quadrados (km²) em 2001, o município é recordista em desmatamento. A área total que já foi devastada corresponde a 9.210 km2. Hoje, o índice é menor, 442 km2, número que ainda é considerado alto pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o que representa 5% da taxa de desmatamento de toda a Amazônia.

 

O Pacto vai destinar 4,9 milhões de euros em ações que incentivem a diminuição do desmate no Município paraense ao longo de três anos. A ideia é integrar no acordo, a população, os empresários e agricultores familiares.


Para o prefeito de São Félix do Xingu, Antonio Levino, o convênio é uma oportunidade de atingir a meta de desmatamento zero na região. "O Município é muito grande, tem uma população espalhada e precisamos do governo para que esse projeto se torne realidade. Com a permanecia do IBAMA e a injeção de recursos da União Européia, esperamos reflorestar mais e fiscalizar melhor”, afirmou. Mesmo sendo um Município pecuarista o que preocupa o prefeito são as famílias do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que se instalam nas Áreas de Proteção Ambiental (APAS), que são áreas de floresta. “Hoje temos mais de 400 famílias, invadindo esses terrenos”.


Os principais resultados esperados com a execução do projeto são: pacto municipal para a redução do desmatamento no município; cadastro ambiental e mapeamento dos imóveis rurais do Município, integração dos dados ao sistema estadual de monitoramento e licenciamento ambiental e plano municipal de recuperação de áreas degradadas. Antônio Levino celebrou a iniciativa; “Vai ser uma grande caminhada, mas quero registrar a satisfação de o Município ter sido escolhido para dar o exemplo", comentou.


Notícias relacionadas