Notícias
29/04/2014
Mudanças climáticas: comissão mista debaterá novo relatório da ONU
Nesta terça-feira, 29 de abril, a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) debaterá, em audiência pública, a partir das 14h30, o mais novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em Inglês), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por produzir informações científicas relativas ao tema.
O documento, divulgado em 31 de março, está sendo considerado como a avaliação mais completa já feita sobre o impacto das mudanças climáticas no planeta. De acordo com o relatório, o efeito do aquecimento global será "grave, abrangente e irreversível".
A comissão mista é presidida pelo deputado Alfredo Sirkis (PSB-RJ), tendo como vice o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). O relator é o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). A audiência ocorrerá na ala Senador Alexandre Costa, plenário 7, do Senado.
Pesquisas mundiais
Os relatórios do IPCC começaram a ser divulgados em 1988, tendo por base pesquisas desenvolvidas por cientistas de todo o mundo. O mais recente levou em conta mais de 12 mil estudos publicados em revistas científicas.
O teor do documento final resultou de intensas negociações em reuniões realizadas em Yokohama, no Japão. Este é o segundo de uma série de relatórios do IPCC previstos para este ano.
O texto afirma que a quantidade de provas científicas do impacto do aquecimento global dobrou desde o relatório lançado em 2007. Mudanças climáticas vão afetar a saúde, a habitação, a alimentação e a segurança da população no planeta, segundo o relatório.
Da Agência CNM, com informações da Agência Câmara