Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Moradores receberão via SMS avisos sobre enchentes e deslizamentos

Notícias

17/11/2017

Compartilhe esta notícia:

Moradores receberão via SMS avisos sobre enchentes e deslizamentos

Ag. BrasilA Defesa Civil Estadual começou, na quinta-feira, 16 de novembro, a enviar recados de alerta para quem vive próximo a áreas de riscos de enchentes e deslizamentos. O aviso será feito por meio de SMS, no celular. Os interessados em receber as mensagens devem enviar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para o número 40199 e receber a confirmação.

O CEP enviado pode ser da residência, trabalho ou mesmo um trajeto que pode ser atingido. A preocupação da Defesa Civil em fazer esses avisos está ligada ao fato de que, entre 1º de dezembro e 31 de março, acontece o período mais chuvoso. Portanto, as atenções são aumentadas.

A ferramenta permite cadastrar mais de um CEP. Entretanto, é necessário fazer um cadastro por vez. A cada mensagem enviada para o número 40199 deve constar apenas um código de endereço.

Um estudo da prefeitura de São Paulo e do Instituto de Pesquisas Técnicas (IPT) identificou 407 áreas de encostas e margens de córregos na capital paulista sujeitas a escorregamentos e a processos de erosão. Ao menos 40% dessas áreas, o equivalente a 166, estão na Zona Sul paulista. Outras 107 áreas estão na Zona Norte da capital paulista e mais 100 na Zona Leste. A Zona Oeste é a que concentra o menor número de áreas de risco: apenas 24.

Cronograma

Inicialmente, o sistema vai atender ao Estado de São Paulo. A partir de 15 de janeiro de 2018, os moradores de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás também vão receber o SMS de alerta de riscos. E, em 19 de fevereiro de 2018, começam a receber o aviso: Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins.

Os demais estados – Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima – serão inseridos no sistema em 19 de março de 2018.

Agência CNM, com informações do Portal G1

 


Notícias relacionadas