
Notícias
20/09/2007
Ministério pretende implantar instituições culturais nos municípios
Agência CNM
Implantar instituições específicas e fundos culturais nos municípios é o um dos principais desafios do Ministério da Cultura, afirma o ministro, Gilberto Gil. “Dotar os municípios brasileiros de instituições culturais – secretarias, fundações ou mesmo entidades que compartilhem a presença do Estado na área cultural com o turismo ou a educação”, exemplifica.
Em relação à Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2006), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dia 17 de setembro, o ministro acredita que os dados são de grande importância. “Quanto mais soubermos sobre territórios, atores, processos, localização, melhor será para traçarmos políticas, orientar o fluxo dos recursos, orientar as sugestões da própria concepção e a execução das políticas”, afirma o ministro.
Gil reconhece a falta de autonomia da entidade cultura, no âmbito municipal. “Os dados demonstram que é preciso aumentar muito o investimento em consciência e em ação cultural”, avalia. "É preciso mais governo na cultura, é preciso mais povo na cultura, é preciso mais educação na cultura, mais turismo, mais meio ambiente, mais transversalidade”, constatou.
De acordo com o ministro, o outro desafio é incentivar que os municípios dotem as prefeituras de fundos dedicados à cultura, que instalem conselhos culturais que possam fazer proposição e acompanhamento das políticas para o setor. “Que a cultura seja assumida com a transversalidade que a cultura tem, porque ela é tudo”, declara.
Com informações da Agência Brasil
Notícias relacionadas


