Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Ministério do Meio Ambiente cria Rede Brasileira de Fundos Socioambientais

Notícias

05/06/2006

Compartilhe esta notícia:

Ministério do Meio Ambiente cria Rede Brasileira de Fundos Socioambientais

Agência CNM

O Ministério do Meio Ambiente cria, nesta semana, a Rede Brasileira de Fundos Socioambientais para, ensinar os administradores municipais e estaduais como adquirir recursos e administrar projetos de proteção ambiental. O programa promoverá na prática a implantação da atual verba, separada pelos estados e municípios, destinada a esses projetos.

A capacitação acontecerá em duas etapas. Primeiro, os prefeitos e secretários de meio-ambiente entenderão a legislação e, depois, as localidades receberão os recursos, do Fundo financiado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, para implementar projetos de educação ambiental. "Dessa forma, espera-se que as prefeituras se tornem mais ágeis na resolução de problemas ambientais, além de alcançarem a população com projetos criados e geridos na própria localidade", afirma o gerente de Desenvolvimento do Fundo Nacional do Meio Ambiente, Manoel Serrão.

Com a capacitação de prefeitos e secretários os projetos de proteção ambiental poderão ser colocados em prática. "Existem vários fundos criados por lei nos estados e nos municípios e essa é a oportunidade para que eles participem do financiamento ambiental. Para isso, é necessário que eles recebam uma capacitação inicial que os habilitem a exercer essa função”, diz Serrão.

Serrão citou como exemplo o Eco-fogões no interior de Pernambuco, que constrói fogões a lenha, sem desrespeitar o meio ambiente e a tradição local. Explicou que o projeto é gerido pelo Fundo Nacional e esses fogões são usados no preparo de merenda escolar, abastecidos com galhos caídos de árvores.

Informações Agência Brasil


Notícias relacionadas