Notícias
11/08/2015
Metade dos focos de calor registrados no Brasil estão na região amazônica
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 50% dos focos de calor registrados no Brasil estão na Amazônia. Esse calor é provocado pelas altas temperaturas e a baixa umidade. Os maiores focos são percebidos no Maranhão, Pará e Mato Grosso. Só nos primeiros dias de agosto, segundo o Inpe, mil focos de calor foram registrados só nos Municípios maranhenses.
Boa parte desses focos são incêndios provocados por queimadas para a limpeza de pastos, explica o analista ambiental Rossano Marqueti Ramos. Esta época de seca na parte central do Brasil coincide com o calendário agrícola de produção rural e muitos produtores usam o fogo para limpar e manejar os campos.
Para Ramos, os altos índices de calor devem continuar em alto, ao menos até setembro. "Por volta de 60% dos focos de calor que a gente registra no Brasil anualmente acontece nessa época. E essa seca no Brasil central ela envolve o Mato Grosso, Pará, Maranhão, Rondônia, Brasília, Goiás, mas os Estados que são campeões de focos costumam ser o Mato Grosso, Pará e Maranhão", diz o especialista.
Proibição do fogo
É importante lembram que a legislação de alguns Estados proíbe o uso do fogo para manejo e limpeza do campo nesta época do ano. O Mato Grosso é um exemplo. O período proibitivo neste Estado vai até 15 de setembro. Quem descumprir a norma fica sujeito a pena de seis meses a quatro anos de prisão e ao pagamento de multas que variam de R$ 1000 a R$ 7,5 mil por hectare queimado.
Agência CNM, com informações da EBC