Notícias
07/08/2009
Mercado de carbono será tema de painel na I Cúpula Amazônica
CNM
A venda de Créditos de Carbono no mercado nacional e internacional será um dos assuntos abordados na I Cúpula Amazônica de Governos Locais, marcada para os dias 7 a 10 de outubro, em Manaus (AM). O encontro é organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a Prefeitura de Manaus e a Associação Amazonense de Municípios (AAM). O tema será debatido no painel 13 da Cúpula.
O mercado de Créditos de Carbono é um entre os mais de cinco mil projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), previsto no Protocolo de Kyoto. Ele permite que empresas com maior emissão do gás dióxido de carbônico (CO2) comprem créditos de indústrias que diminuíram a emissão do maior gás poluidor da Camada de Ozônio – resultando em aquecimento global.
Na maioria dos casos, os compradores destes créditos são de países desenvolvidos, e os vendedores pertencem às nações em desenvolvimento. O valor de venda dos Créditos de Carbono é estabelecido pelo mercado internacional, principalmente o europeu. Eles são negociados em forma de certificados. Cada tonelada do CO2 é igual a um crédito. A quantidade máxima de emissão dos gases poluentes foi definida no Protocolo de Kyoto, definido em 1997 com prazo final para 2012.
Objetivos da Cúpula
No painel 13 da Cúpula, um representante brasileiro, dois latino-americanos e um internacional vão apresentar o tema e abrir as discussões em torno dos Créditos de Carbono e da proposta de Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação (REDD) - mecanismo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa por meio da preservação florestal. O mediador do debate será um integrante da Secretaria de Meio Ambiente de Manaus (Semmas).
Após as palestras, tanto sobre esta temática quanto para os outros assuntos, os participantes da Cúpula farão visitas técnicas para conhecer a realidade e a estrutura de nove municípios amazonenses. São eles: Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maués, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.
Os resultados do encontro serão entregues na 15ª Conferência Climática das Nações Unidas em Copenhague (COP 15), em Copenhague, na Dinamarca, de 7 a 18 de dezembro desde ano. No COP 15, os governantes deverão estabelecer um novo tratado semelhante ao Protocolo de Kyoto.
Acesse o site da Cúpula