Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Março, abril e maio, têm previsão de chuva no semi-árido nordestino

Notícias

21/02/2011

Compartilhe esta notícia:

Março, abril e maio, têm previsão de chuva no semi-árido nordestino

CNM

Meteorologistas do país inteiro se reuniram em Natal, dias 17 e 18 de fevereiro para formular um relatório com a previsão e o comportamento das chuvas nos meses de março, abril e maio.

Segundo o documento a região não terá seca em 2011. Um dos fenômenos decisivos para as chuvas do Nordeste é a mudança na temperatura dos oceanos. De acordo com os meteorologistas, o fenômeno La Niña associado à tendência de resfriamento do Atlântico Sul e aquecimento do Atlântico Norte, demonstra que o período entre março e maio tem tendência de chuvas na média, que é de aproximadamente 750 mm por ano ou acima da média no Semi-Árido do Nordeste.

No Rio Grande do Norte, a região estudada corresponde ao Oeste, Central e parte do Agreste. O resultado demonstra que há 45% de chances de chuvas na média para o período, 40% acima, e 15% de chances de chuvas abaixo da média.

O Governo do Estado tomou medidas preventivas para o caso de um grande volume de chuvas que possam causar inundações. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão fazendo levantamento e vistorias em todas as barragens e açudes do Estado para identificar as áreas de risco.


Notícias relacionadas