Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Mapa do Turismo Brasileiro reduz o número de Municípios com potencial para desenvolvimento do turismo

Notícias

13/07/2016

Compartilhe esta notícia:

Mapa do Turismo Brasileiro reduz o número de Municípios com potencial para desenvolvimento do turismo

13072016_Mapaturismo_MturO número de cidades com potencial turístico diminuiu segundo o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2016, do Ministério do Turismo (MTur). Em 2013, foram mapeados 3.345 Municípios em 303 regiões turísticas em todo o país. Já na versão atual, são 2.175 Municípios em 291 regiões turísticas. Dos 26 Estados do país, 24 tiveram o número de Municípios reduzido, apenas Pará e Santa Catarina registraram um aumento.
 
A versão 2016 do mapa identifica as cidades de interesse turístico e aquelas que, de alguma forma, sofrem impacto pelo turismo – como, por exemplo, aquelas que não recebem turistas, mas enviam mão-de-obra ou insumos para cidades vizinhas que são efetivamente turísticas.
 
A atualização do Mapa foi realizada pelo MTur em parceria com as secretarias de turismo dos Estados e Municípios e teve por base critérios que buscaram identificar os Municípios que adotam o turismo como um dos fatores para desenvolver a economia local. Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 Unidades Federativas (UFs) e a validação do mapa foi feita pelos Estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.
 
Apesar da queda no número de cidades na nova versão, especialistas consideram a diminuição benéfica já que com uma versão mais enxuta, os órgãos conseguem priorizar efetivamente os Municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento. Assim, ações coordenadas podem contribuir para melhorar a capacidade de atuar de forma conjunta entre a União, Estados, regiões turísticas e Municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.
 
Categorização dos Municípios
Além de mostrar quais Municípios têm potencial turístico, seja com papel primordial, complementar ou de apoio, o estudo também faz a classificação em categorias de A a E. A categorização é feita a partir de uma análise de dados quantitativos, como número de estabelecimentos de hospedagem, de empregos formais ligados ao turismo, estimativa de turistas de demanda doméstica e internacional, entre outros fatores. Uma cidade categorizada como A, por exemplo, tem demandas e infraestrutura turística bem superiores que uma cidade categorizada como E.
 
São Paulo é o Estado com mais cidades na categoria A: 10. Entre elas estão as litorâneas Santos, Guarujá, Praia Grande, Ubatuba e São Sebastião. No Brasil, são 51 ao todo.
 
De acordo com o novo mapa, 29% (630) dos Municípios estão nas categorias A, B e C. Esses Municípios concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional. Os demais 1.545 Municípios, que representam 71% dos casos, figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.
 
Verifique aqui se seu Município está no Mapa do Turismo.
Da Agência CNM, com informações do G1 e Ministério do Turismo

Notícias relacionadas